Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de março de 2011

CEMAT SOUTH AMERICA

Aproveitem a oportunidade de participar desta feira que será realizada nos dias 04 - 07 de abril no Centro de exposições Imigrantes.


O que é CEMAT?


"CeMAT SOUTH AMERICA – Feira Internacional de Movimentação de Materiais e Logística é a imersão integral no setor de Logística e Movimentação de Materiais na América do Sul.
Um evento completo, com a força de um dos maiores eventos do setor, a CeMAT Hannover e seus eventos worldwide."



Maiores informações entrem no site:http://www.cemat-southamerica.tmp.br/



quinta-feira, 24 de março de 2011

Ajudem !!!! Criança Desaparecida


Recebi este e-mail de um amigo e resolvi divulgar no blog. Quem tiver informações favor entrar em contato com os dados abaixo. Obrigado.


Quem tiver informações enviar para:
douglas@fiap.com.br Jacson Andrade  (016) 3274-5156; (016) 3274-5156            (016) 3274-5156; (016) 3274-5156

quarta-feira, 23 de março de 2011

Programa de Estágio Volks

Atenção a partir do dia 09.08  até 15.09 abrirão as inscrições para estágio para formação técnica em Logística. Não percam está oportunidade!!! Maiores informações serão encontradas no site http://www.volkswagen.com/br/pt/Volkswagen_do_Brasil/recursos_humanos/programa_de_estagio.html.



domingo, 20 de março de 2011

Programa Trainee Dalkia

"Recém graduados em Engenharia Elétrica ou Mecânica, interessados em participar de programa orientado ao desenvolvimento de habilidades e competências nas gestões Técnica, Administrativa e Comercial. Flexibilidade, capacidade de trabalhar em equipe, espírito de servir, liderança, foco em resultados e bom relacionamento interpessoal fazem parte do perfil. Inglês e/ou francês fluente será diferencial."
Encaminhar seu curriculo para rh@dalkia.com.br; mencionando no assunto a sigla "Trainee 2011"
Fonte: revista Você SA edição 153 março 2011.

Empresa no segmento de energia elétrica de nacionalidade francesa há 13 anos no brasil. Você encontrara mais informações e um video institucional no link http://www.dalkia.com.br/pt/dalkia-brasil/.

Este Video é Sensacional!!! Geração Y

Muito divertido este video!! Trata-se da geração Y.

Aproveitem!!!


Faça uma ação verde!!!

Junte-se a mais de 1 bilhão de pessoas no mundo que lutam pelo planeta. Não se esqueçam próximo sabado dia 26.03 às 20:30, vamos apagar as luzes por 60 minutos.
Conheçam a pagina da WWF Brasil. http://cuidardanatureza.wwf.org.br/


domingo, 13 de março de 2011

PLATAFORMA LOGISTICA INTEGRAL


O áudio é em espanhol, mas compreensível. Observem as paleteiras, docas, RFID, enfim deslumbrem as operações contidas neste vídeo.

Dicas para Leitura

Bom o livro que vou sugerir não faz parte da logística ou afins, mas é um livro interessante para quem gosta de refletir sobre o agora e de como poderá ser o amanhã. Fahrenheit 451 é um livro de ficção científica que relata a história de um bombeiro que queima livros em uma sociedade aonde a opinião própria é proibida. Este livro nos faz refletir de como parte da nossa sociedade estão seguindo tendências vazias e deixando de lado o contato pessoal e o passado cultural da nossa sociedade.
  

sábado, 12 de março de 2011

Gestão de Cadeia de Suprimentos

A definição a seguir achei muito interessante no que diz respeito a Gestão da Cadeia de Suprimentos:
" é um processo que consiste em gerenciar estrategicamente diferentes fluxos (de bens, serviços, finanças, informações) bem como as relações entre empresas, visando alcançar e/ou apoiar os objetivos organizacionais.  fonte: http://www.logisticadescomplicada.com/gestao-da-cadeia-de-suprimentos-%E2%80%93-conceitos-tendencias-e-ideias-para-melhoria/.
A matéria muito interessante aconselho a lerem!!!


segunda-feira, 7 de março de 2011

Programa do Curso de Logística

Para quem não conhece logística abaixo descrição do curso aplicado no SENAI:

OBS: Leiam pois vale a pena!!!!

Fonte de pesquisa: http://www.sp.senai.br/mooca/WebForms/DetalhesCurso.aspx?secao_id=16&p1=42656

Programa do curso: 
COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA
Comunicação: processo e níveis de fala; Parágrafo: estrutura interna e tipos; Interpretação de Textos: apólices, normas técnicas, legislação, contratos, catálogos, manuais técnicos, tabelas, planos, procedimentos, documentação aduaneira, documentação de carga e relatórios; Tabelas: de dados e de textos; Descrição: estrutura; Dissertação: estrutura; Relatório: estrutura, tipos. 

MATEMÁTICA APLICADA
Regra de três simples: razão, proporção, relação direta e inversa, e porcentagem; Juros: simples, composto e taxa cambial; Elementos da Geometria: conceitos primitivos, polígonos, circunferência, circulo, sólidos; Medição: perímetro, área, volume, capacidade, peso, dimensional e tempo; Conversão de medidas: Sistema Internacional-SI e Sistema Inglês; Instrumento de medição: escala, trena, paquímetro e micrômetro; Custo: volume da carga, peso da carga, distância percorrida, tempo de transporte, valor da carga, amortização, periodicidade do contrato, seguro e estoque de segurança; Organização de Dados Numéricos : ordenação, agrupamento, intervalos, classificação e construção; Interpolação e Extrapolação Gráfica ; Média Simples; Mediana; Moda; Desvio: padrão e médio e variância.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Fundamentos da informática: componentes dos computadores, periféricos, sistema operacional, vírus, impactos na saúde do uso do computador, visão, postura, esforços repetitivo e impacto ambiental; Editor de texto: manipulação de arquivos, edição, formatação, tabelas, índices, verificação de ortografia e impressão; Planilha Eletrônica: manipulação de arquivos, edição, formatação de célula, fórmulas, tabelas, gráficos e impressão; Programa de Apresentações: manipulação de arquivos, edição, animação, técnicas de apresentação e impressão; Rede de Computadores: rede local, Internet, correio eletrônico e portais de pesquisa; Softwares Específicos: para logística, codificadores de código de barras e portal para Identificadores por Rádio - RFID. 

FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA
Fundamentos da Logística: histórico, definição, sistemas, controles e tendências; Filosofia Just in time (JIT): definição, ferramentas e aplicações; Planejamento Industrial: capacidade instalada, mercado e benchmark; Produção: programa mestre da produção, processo produtivo, ordem de fabricação, autorização de entrega, controle da produção, controle de máquinas e ferramentas, lista critica de materiais, tempo padrão, capacidade instalada, tratamento de mão conformidade e softwares de programação e controle; Gestão da Qualidade: sistemas de gestão da qualidade e plano de contingência; Técnicas de Movimentação de Materiais: interna, externa, por tipo de equipamento de movimentação, por tipo de embalagens, por classificação do produto, por roteiro, leiaute de movimentação, legislação especifica, tratamento de não conformidades e instruções operacionais; Embalagens: da produção, de movimentação, áreas de segregação e controle de estoque; Técnicas de Armazenagem: FIFO, FEFO, LIFO, leiaute do almoxarifado, recebimento, expedição, codificação de materiais, controles, tratamento de não conformidades, inventário e centro de distribuição; Técnicas de Transporte de Cargas: legislação especifica, modais, meios de transporte, unitização de carga, roteirização de transporte, operador logístico, sistemas de rastreamento, sistema inbound, sistema outbound, sistema de picking, sistemas de fretes, documentação de cargas, tratamento de não conformidades; Seguros: legislação e apólices; Manutenção: preventiva, preditiva e corretiva; Segurança, Medicina e Higiene do Trabalho: legislação, instruções operacionais, EPI e EPC; Meio Ambiente : legislação, logística reversa, instruções operacionais e reciclagem. 

PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS LOGÍSTICOS
Fundamentos do Planejamento: definição, horizontes, indicadores de resultados e fluxo do processo; Planejamento da Produção: demanda, processo, recursos necessários, lead time, capacidade instalada, simulação e coeficientes da programação da produção; Planejamento de Suprimentos: princípios, insumos, serviços, lead time e mão de obra; Planejamento da Distribuição: princípios de armazenagem, princípios de movimentação, princípios de transporte e princípios de tratamento de não conformidades; Planejamento da Manutenção: plano, plano dos processos logísticos, interpretação do plano e princípios de viabilidade econômica; Desenho e Arranjo Físico: arranjo físico, interpretação de planta baixa, simbologia, normas técnicas, softwares de auxilio e legislação especifica; Fluxo do processo: elaboração e modificação. 

CONTROLE DOS PROCESSOS LOGÍSTICOS
Controle do Planejamento da Produção : demanda, processo e Product Data Management (PDM); Controle dos Recursos do Planejamento: utilização de máquinas, equipamentos e mão de obra; Controle do Lead Time : tempos e tact time; Controle da Capacidade Instalada : recursos existentes e carga-máquina; Controle do Suprimento : controle de fornecedores; Controle do Planejamento da Distribuição: processo de armazenagem, processo de movimentação, processo de transportes e controle das não conformidades; Planejamento da Manutenção: plano, processos, prestadores de serviços e serviços prestados. 

PROGRAMAÇÃO DE SUPRIMENTOS
Fundamentos da Programação de Suprimentos: definições, análise das necessidades, análise da disponibilidade, estratégias, análise de contratos, indicadores de resultado e tratamento de não conformidades; Recebimento: definição, atividades principais, objetivos operacionais; Expedição: definição, atividades principais e objetivos operacionais; Embalagens: tipos, unitização, conteinerização, métodos, margens de retorno e retornos; Inventário: anual, cíclico e indicadores de desempenho; Acuracidade do Estoque : definição e operacionalização; Armazenagem: endereçamento, WMS, leiaute, disposição, organização e limpeza, otimização de espaços, equipamentos de movimentação, materiais perigosos e resíduos; Gestão de Estoque: administração de estoques, codificação, cálculos de demanda, regras de organização, estoque de segurança, estoque mínimo, ponto de ressuprimento, ponto de compra, programação de compras, solicitação de materiais de reposição, materiais alternativos, fornecedores alternativos, reserva operacional e indicadores da programação; Técnicas de Negociação: definição, natureza, técnicas, táticas, processo e estratégias; Softwares: Supply Chain Management (SCM), Enterprise Resurces Planning (ERP) e Warehouse Management System (WMS); Movimentação de Materiais: rotinas, requisições, roteirização, liberação e equipamentos de movimentação; Prestadores de Serviços Logísticos: distribuição, contratos, identificação de atividades terceirizadas e transportes; Manutenção; Seguros e Medicina, Higiene e Segurança do Trabalho: normas. 

CONTROLE DE SUPRIMENTOS
Fundamentos: softwares específicos, controle dos fornecedores, follow-up e indicadores de desempenho de fornecedores; Suprimentos: indicadores de resultados; Controle das Operações de Transporte INBOUND: recebimento de materiais, documentação e controle físico; Controle dos Estoques: produtos, lista critica materiais, documentos de entrada e saída, não conformidades e indicadores de desempenho; Controle das Embalagens: estoque embalagens, conciliação contábil com fornecedores, manutenção, área de descarte, contagem física e índices de desempenho das embalagens; Controle do Transporte: cargas, documentação, aplicação da legislação, sistemas de fretes e modais; Controle de Seguros: apólice, sinistro, processo e causas de sinistros; Controle da Manutenção: plano de manutenção, indicadores de desempenho em manutenção e substituição de veículos e equipamentos; Controle da Qualidade: indicadores e não conformidades; Medicina, Higiene e Segurança do Trabalho : normas. 

PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO
Programa Mestre de Produção: necessidades de vendas, pedidos dos clientes, emissão das ordens de produção e lead time de produção; Movimentação de Materiais : reserva operacional, roteiro processual, volume diário de produção, abastecimento das linhas e desabastecimento das linhas; Estoques: classificação, estoque médio, ponto de ressuprimento, lista critica e empenho; Máquinas: capacidade instalada, máquinas disponíveis, alocação de maquinas; Ferramentas: disponíveis e alocação; Insumos: matéria prima para transformação, componentes de aplicação no produto, materiais indiretos e alocação de materiais; Mão de Obra : tipos, disponível e alocação; Embalagens: estoque, capacidade, alocação e desabastecimento das embalagens; Manutenção Industrial: programação, máquinas e equipamentos; Programação da Produção: produtos, programação de peças manufaturadas, softwares específicos, filosofia Just in time, planejamento dos recursos da manufatura (MRP II), tecnologia de otimização da produção (OPT); Liberação Ordens de Produção: por produto, por setor, por máquina, liberação de matéria prima e embalagens. 

CONTROLE DE PRODUÇÃO
Fundamentos: definições e software especifico; Controle da Produção: ordens de produção em aberto, OPs encerradas, relatório de OPs em aberto, relatório de OPs encerradas, relatório de OPs em processo, relatório diário de produção e registro de dados de produção; Controle do Estoque: de produtos acabados, de peças manufaturadas, de componentes comprados, de matéria prima, de produtos acabados e dos materiais de consumo; Controle de Inventário : acuracidade, contagens cíclicas programadas e indicadores das contagens cíclicas; Controle dos Indicadores da Produção: da eficiência das máquinas, da eficiência da manutenção, da eficiência de mão de obra, da eficiência de abastecimento da produção, da eficiência no uso das embalagens, da eficiência das ordens de produção, do uso de máquinas alternativas e relatório comparativo do realizado x metas; Controle da Qualidade: áreas de segregação, não conformidades, materiais rejeitados no processo produtivo e refugos no processo produtivo; Controle da Movimentação dos Materiais: fluxo dos materiais no abastecimento, das embalagens no abastecimento, dos equipamentos no abastecimento, do desabastecimento das linhas e indicadores do controle do abastecimento; Controle da Manutenção: máquinas em manutenção, embalagens em manutenção e equipamentos em manutenção ; Medicina, Higiene e Segurança do Trabalho: normas.

PROGRAMAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO
Fundamentos: aplicação de softwares específicos, centros de distribuição, leiaute do CDs, abastecimento e logística reversa; Plano de Trabalho de Distribuição: atualização de saldo de estoque, conciliações contábeis, programação do roteiro de distribuição interno, programação do plano de contingência, programação do recebimento, cronoanálise, ferramentas técnicas; Análise da Demanda: cálculo de demanda, estoque máximo, estoque mínimo, estoque médio, estoque de segurança e lead time; Transportes: modais, tipos de veículos, alocação de transporte próprio, transporte terceirizado, programação dos modais de transporte; Roteirização: pontos de abastecimento, lead time e programação de pedidos ; Expedição de Produtos Acabados : processo de separação de pedidos, identificação, conferência da carga e processo de expedição; Negociação: desenvolvimento de fornecedores, prazos e datas e estratégias de parcerias; Cargas Asseguradas: apólices, coberturas e sinistros; Manutenção: recursos; Gestão da Qualidade: áreas de segregação e não conformidades; Movimentação de Produtos Perigosos : segregação, resíduos químicos e documentos; Embalagens: parâmetros, área de armazenamento, programação e manutenção de embalagens; Movimentação de Materiais: equipamentos, embalagens utilizadas e leiaute; Indicadores de Desempenho: armazenagem, equipamentos, roteirização, embalagens e avarias; Análise de Custo x Beneficio: transporte, movimentação, custos operacionais, cálculo de fretes e custos de não entrega; Meio Ambiente: normas e logística reversa; Medicina, Higiene e Segurança do Trabalho: normas.

CONTROLE DE DISTRIBUIÇÃO
Fundamentos do Controle da Distribuição: definição e softwares; Controle da Distribuição: ordens de entregas programadas, relatório das ordens de entrega em aberto, relatório de OEs encerradas e relatório diário da programação da distribuição; Controle do Estoque: produtos acabados, peças manufaturadas, componentes comprados, matéria prima e materiais de consumo; Controle de Produtos Perigosos: segregação, armazenagem, distribuição, embalagens e relatórios dos produtos perigosos; Inventário: acuracidade, contagens cíclicas programadas e indicadores de acuracidade; Controle dos Indicadores da Distribuição : indicadores de eficiência dos equipamentos, da eficiência da mão da obra, da eficiência no uso das embalagens, dos pedidos e comparativo dos resultados com as metas; Controle da Qualidade: relatório de não conformidades; Movimentação dos Materiais: fluxo de materiais na distribuição, das embalagens e dos equipamentos; Manutenção: máquinas, embalagens e equipamentos. 

CONTROLE OPERACIONAL 
Fundamentos do Controle Operacional: definições e softwares; Controle das Operações: recebimento, armazenagem, expedição, estocagem, movimentação, produção, transporte e distribuição; Controle da Qualidade Operacional : indicadores e não conformidades; Controle das Operações de Manutenção: máquinas, embalagens e equipamentos; Controle Operacional de Custos: fundamentos, importância do custo, tipos cursos e principais trade-off logísticos; Indicadores Operacionais de Custos: armazenagem, estocagem, processamento de pedidos e transportes; Indicadores Operacionais de Prestadores de Serviços: pontualidade, custos e qualidade.

PROJETOS LOGÍSTICOS
Fundamentos dos Projetos: definição, características, analise de viabilidade e concepção; Planejamento de Projetos : proposição do projeto, coleta de dados, análise de dados, elaboração de cronograma de desenvolvimento, previsão de recursos, determinação dos custos do projeto, definição de critérios técnicos ; Desenvolvimento de Projetos: alocação de recursos para execução, execução, avaliação do projeto, elaboração de documentação técnica do projeto; Apresentação de Projetos: técnicas de apresentação, identificação de recursos necessários e definição de programação. 


Duração: 1200 horas

Oportunidade

Vagas abertas para curso técnico em logística no SENAI Morvam Figueiredo. Confiram no link www.sp.senai.br/processoseletivo.



domingo, 6 de março de 2011


PLANEJAMENTO



Trabalhamos com produção de encadernações e acessórios para fotografias, sempre trabalhávamos com a meta de 20.000 unidades mês. Nunca atingíamos e isto era frustrante. O engraçado que sempre discutíamos em reuniões o porquê não atingíamos, colocávamos a culpa na falta de matéria-prima, pessoas, pedidos atropelados e etc. Mas nunca de fato medimos a nossa capacidade, vivíamos com preceitos antigos, aceitávamos opiniões sem questionar o porque. O mais interessante foi à forma que de fato começamos a equacionar este problema, numa sexta-feira após expediente entre uma piada e outra pensamos, quantos processos fazem parte da produção de 01 estojo. Na segunda – feira elaboramos o gráfico de gant e determinamos um tempo padrão para cada operação. Descobrimos que mesmo se implantássemos dois turnos atingiríamos apenas 75% da meta desejada. Após isso o nosso foco no trabalho mudou, começamos a cronometrar as operações e criar tempo padrão. Estabelecemos metas e bonificações. Em resumo começamos a identificar e planejar a produção.