|
|
Tam SA e Gol Linhas Aéreas
Inteligentes SA poderão enfrentar concorrência mais acirrada nos aeroportos
mais movimentados do país com as mudanças nas regras de redistribuição de
direitos de pouso e decolagem, os slots, propostas pela Agência Nacional de
Aviação Civil.Juntas, Tam e Gol detinham 77% do mercado doméstico até
outubro, segundo os dados mais recentes da Anac. A Anac quer mudar as regras
a partir do segundo semestre de 2012 para fomentar a concorrência entre as
empresas e a queda nos preços das passagens, disse Marcelo Guaranys,
presidente da Anac.
|
|
A mudança permitirá que metade dos direitos redistribuídos, e não apenas 20 por cento, sejam repassados a companhias que não atuam no terminal onde estão os slots. Isso valeria para todos os aeroportos do País, não apenas Congonhas, em São Paulo, como atualmente.
“A ideia é incentivar que outras
empresas entrem nos aeroportos saturados e ao mesmo tempo fazer com que as
empresas donas dos slots sejam mais regulares”, disse Guaranys. O mercado
ganha eficiência com o aumento de concorrência, ainda que isso tenha de
ocorrer de forma moderada, disse Leonardo Nitta, analista de infraestrutura
do Banco do Brasil SA. Segundo ele, guerras de preços podem prejudicar as
companhias do setor.
A redistribuição também tem que ser
realizada a partir da análise da capacidade de investimento das empresas
menores, que podem não ter estrutura para atender o aumento da demanda que
vem com a concessão de novos slots, disse ele.
|
|
|
A Infraero publicou na terça-feira
(27) a assinatura do contrato para a execução da reforma no terminal de
passageiros do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia. Após a próxima etapa do
processo, a assinatura da ordem de serviço, a empresa terá 180 dias para
concluir o trabalho e que receberá investimentos na ordem de R$ 250 mil.
|
|
Outros trabalhos no mesmo aeroporto já
estão em andamento, como a expansão e reforma do estacionamento e a
revitalização geral de pinturas e forro de gesso do terminal. Além disso,
está previsto para o próximo mês, o início das obras de ampliação do saguão.
Cada melhoria estrutural ou operacional, mesmo que pequena, é sentida
positivamente pelo nosso cliente", ressaltou o superintendente do
aeroporto, Ricardo Signorini.
Fonte: Portal
Panrotas
|
|
|
A decisão da American Society for
Testing and Materials (ASTM) de aprovar o uso de combustíveis renováveis na
aviação deu a largada para que as companhias aéreas anunciassem seus
primeiros voos regulares verdes. De julho a outubro, Lufthansa, KLM, Thomson,
Fin-nair, Aeromexico e Ibéria informaram que começaram a usar até 50%, de
biocombustível feito a partir de matérias-primas oleaginosas, como pinhão
manso, microalgas e camelina (prima da canola) em seus tanques.
|
|
A experiência, por enquanto, se aplica
a apenas algumas rotas. Mas a Airbus e a Boeing, que juntas fabricam cerca de
80% dos aviões de passageiros do mundo, planejam a criação de cadeias de
produção de biocombustíveis para abastecer os aviões pensando em grande
escala. A Airbus estima que esse novo combustível pode ser responsável por
30% do consumo das companhias em 2030.
Fonte: Brasil
Econômico
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário