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domingo, 18 de março de 2012


Empresas de e-commerce investem em capacitação dos profissionais



Um mercado em franca expansão, e ainda em amadurecimento, como o comércio eletrônico vem gerando uma grande demanda por profissionais do setor. São oportunidades para várias áreas de atuação como marketing, TI, comunicação, operação e vendas, em diversos cargos como diretores, gerentes, analistas de negócios. Todas essas funções são importantes para o sucesso da loja virtual. No entanto, muitas empresas sentem falta de maior capacitação desses profissionais.
Não por acaso, as empresas têm investido em parcerias com instituições de ensino superior, para capacitar e recrutar pessoas. Seja através de formação de cursos especializados, treinamentos internos ou universidades corporativas, essas parcerias aproximam o conteúdo acadêmico da realidade do mercado de trabalho, além de serem vantajosas financeiramente tanto para as instituições quanto para as empresas. Da mesma forma, por iniciativa própria, muitos profissionais procuram se qualificar para atuar no e-commerce, devido ao enorme potencial desse mercado.
Exemplos do mercado offline como da ESPM, que apresenta a grandes empresas seu leque de competências para realização de vários cursos, e da Fundação Getúlio Vargas (FGV in company), que monta cursos a partir da avaliação das necessidades da empresa cliente, estão sendo introduzidos no mercado online. Um dos casos é o da escola Ecommerce School, que mantém parcerias com empresas pelo país, oferecendo cursos à distância e presencias. A oferta de instituições especializadas em e-commerce é crescente, assim como a introdução de disciplinas sobre o comércio online nas faculdades, e a variedade de cursos aumenta de acordo as transformações de um mercado em desenvolvimento.
Um estudo específico da consultoria e-bit sobre o mercado de trabalho no e-commerce, divulgado no segundo semestre do ano passado, mostrou que há grande dificuldade em encontrar mão-de-obra. Das 282 lojas virtuais entrevistadas, 63% haviam contratado profissionais no período, sendo que 79% delas consideraram que os candidatos não atendiam a todas as qualificações necessárias.
A pesquisa reforça a necessidade de capacitar os profissionais, na medida em que apenas 3% dos contratados não precisaram de treinamento. Ao serem perguntados sobre onde procuram se atualizar, 54% desses profissionais buscam informações em redes sociais como Blogs, Twitter e Facebook. Entretanto, com o grande crescimento do comércio eletrônico brasileiro, há necessidade de uma formação acadêmica mais aprofundada para o mercado.
O e-commerce é um mercado que tem muito a evoluir e, consequentemente, muitas oportunidades estão surgindo. Mãos à obra e muito sucesso!


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