Dica importante:
Reportagem da revista Você S/A – edição de novembro.
Artigo Etiqueta por Célia Leão.
Há profissionais que pararam no tempo. Ainda há quem não acredite que as empresas usem a internet para saber um pouco mais sobre as pessoas. Quem acompanha o noticiário soube do caso do executivo paulistano que, há poucos meses, postou um xingamento no Twitter atacando um time que não era o dele e, no calor do momento, se esqueceu de que a camisa desse mesmo time carrega a logomarca da companhia para a qual ele trabalhava. Por causa do episódio, ele perdeu o emprego.
Qual chefe gostaria de ver um membro de sua equipe participando de uma comunidade intitulada “Meu chefe é um mala”? Que organização gostaria de descobrir que em pleno horário comercial, quando seus funcionários são remunerados para produzir, alguns brincam de Fazendinha no Facebook?
Portanto, caro leitor, meu conselho a você é “rezai e vigiai”. Todas as redes sociais, se bem usadas, são boas ferramentas de pesquisa e de relacionamento. Mas não podemos esquecer que as redes são abertas a quem quiser bisbilhotar.
Seja sábio e jamais poste nada em sua página no Twitter reclamando da empresa da qual você é parte, do horário puxado que você tem de cumprir, de um de seus chefes. Adultos maduros resolvem essas situações com assertividade e diretamente com a outra parte envolvida. Quem faz isso precisa rever conceitos e trabalhar melhor suas atitudes – falar dos outros pelas costas é falta de educação gravíssima.
Brinque um pouco, afinal, ninguém é de ferro. Mas faça isso em seu horário de descanso e lazer. E utilizando seu computador pessoal. Já não é de hoje que ouço sobre empresas que usam as redes de relacionamento para saber um pouco mais sobre as pessoas do seu time. Assinamos, de maneira digital e com firma reconhecida, todas as frases postadas nessa nova mídia como sendo expressões resumidas do que pensamos, prezamos e apoiamos como pessoas. Quem é rei jamais perde a majestade. Pense nesta frase e faça dela o seu código de conduta nas redes sociais. Afinal, quem usa a internet regularmente tem de zelar pela imagem online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário