Pesquisar este blog

domingo, 14 de novembro de 2010

São Paulo terá porto para Etanol

O município de Praia Grande, no litoral paulista, foi escolhido para escoar a produção de etanol movimentada pela Uniduto.

A UNIDUTO LOGÍSITICA anunciou que construíra seu porto off shore no município de Praia Grande (SP). A expectativa é que o porto na Praia Grande receba R$ 300 milhões em investimentos, ou equivalente 10% do custo de todo o projeto, estima - se que o porto receba 12 bilhões de litros de etanol, dos 16 bilhões previstos no projeto.
O porto terá a capacidade de receber embarcações desde a classe Handymax (de 30.000 dwt) até a classe Suezmax (150.000 dwt).
O projeto é baseado em dutos e na integração multimodal, o sistema terá capacidade de movimentar até 16 bilhões de litros de etanol por ano e terá um total de 612,4 km de extensão de dutovia que passará por 46 municípios do Estado de São Paulo.
Serão implantados quatro terminais coletores nas regiões de Serrana, Botucatu, Anhembi e Santa Bárba d`Oeste; dois terminais de distribuição para o mercado interno em Paulínia e na região Metropolitana de São Paulo (Caieiras), além do próprio terminal de exportação.
Foi protocolado o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), o Relatório de impacto Ambiental (RIMA) e o Estudo da Análise de Risco (EAR)  na Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA). A previsão de início das obras está para início de 2.011 e a dutovia entre em operação em 2.013.
A Uniduto Logística dona do projeto é uma empresa criada em 2.008 por um grupo de produtores de etanol preocupados em melhorar a infra-instrutora logística do combustível produzidos no Brasil. Atualmente possuem cerca de 80 usinas ligadas a dez grandes produtores de etanol.

Bibliografia.
Revista Transporte Moderno ano 48 n° 442. Pagina 102.

Nenhum comentário:

Postar um comentário