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terça-feira, 27 de setembro de 2011


Reportagem extraída da Revista Mundo Logística n° 23.

Sistema de radiofrequência para separar até 12 mil pedidos diários reforça eficiência

Fundada há quatro anos, a Jequiti Cosméticos começou a se estabelecer no mercado de venda direta e foi a partir de 2008 que ganhou musculatura com uma reestruturação geral no modelo de negócios, logística e comunicação. A empresa entendeu que um dos pontos essenciais para fortalecer a sua estrutura era a operação logística, que permitiria a organizar os estoque de tal forma que disponibilidade de produtos e levá-los mais rápido ao cliente, com um índice mínimo de erros. Toda esta reestruturação fez da empresa, uma das maiores do Grupo Silvio Santos, um case de sucesso no segmento.
Desde sua fundação, a empresa optou por terceirizar sua logística de distribuição por meio da contratação de transportadoras responsáveis pela entrega dos pedidos em todo o país. Como o Brasil é segmentado em 10 regiões, cada transportadora é responsável por uma, desde a coleta do pedido até a entrega na casa das consultoras. Quanto aos benefícios oferecidos às operações da empresa, pode se destacar o foco do cliente em seu core business, contar com equipes especializadas em logística de distribuição e redução de custos por meio da consolidação da carga com outros clientes de perfil semelhante.
Para garantir alto desempenho dos processos, a Jequiti faz algumas exigências aos prestadores de serviços. Para isso, existe um programa de ranqueamento de fornecedores que pontua uma série de fatores fundamentais, tais como perfomance da transportadora versus prazo combinado, custo, relacionamento, meio ambiente, avaliação de processos internos , entre outros. De acordo com a ponderação dos fatores, a transportadora poderá receber outras regiões ou receberá um plano de ação que, se descumprido, pode custar a parceria. O desafio de quem terceiriza alguma operação é estabelecer  critérios claros de avaliação dos serviços prestados pelo fornecedor. Outro ponto fundamental é manter um número reduzido de parceiros, para que se possa assim estabelecer um relacionamento próximo entre fornecedor e cliente.
Utilizando tecnologia industrial de ponta na logística de transporte com o que há de mais avançado no mercado, a Jequiti institui há pouco mais de um ano o sistema de radiofreqüência que evita erros de separação mesmo em produtos leves como bijuterias e lingeries, por exemplo, além de viabilizar a separação de 12 mil pedidos dia e armazenar até 1.500 itens. E este processo viabiliza e agiliza as  entregas dos produtos para as consultoras.
Atuando com apenas 10 grandes empresas que fazem a distribuição dos produtos ( contra 40 transportadoras de antes), a Jequiti diminui o prazo de entrega. Com esta mudança, o tempo de entrega foi reduzido para 24 horas em São Paulo e média de três dias e meio nos demais estados. Antes em São Paulo, a entrega era de até três dias e para o resto do Brasil, em média, era de cinco dias.Com isso, a Jequiti reduziu em até 30% o custo do frete e o prazo de entrega em 40%, e hoje cerca de 80% de tudo o que é  comercializado segue por rodovia.

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