Reportagem extraída da Revista Mundo Logística n° 23.
Sistema de radiofrequência para separar até 12
mil pedidos diários reforça eficiência
Fundada há quatro anos, a Jequiti Cosméticos
começou a se estabelecer no mercado de venda direta e foi a partir de 2008 que
ganhou musculatura com uma reestruturação geral no modelo de negócios,
logística e comunicação. A empresa entendeu que um dos pontos essenciais para
fortalecer a sua estrutura era a operação logística, que permitiria a organizar
os estoque de tal forma que disponibilidade de produtos e levá-los mais rápido
ao cliente, com um índice mínimo de erros. Toda esta reestruturação fez da
empresa, uma das maiores do Grupo Silvio Santos, um case de sucesso no
segmento.
Desde sua fundação, a empresa optou por
terceirizar sua logística de distribuição por meio da contratação de
transportadoras responsáveis pela entrega dos pedidos em todo o país. Como o
Brasil é segmentado em 10 regiões, cada transportadora é responsável por uma,
desde a coleta do pedido até a entrega na casa das consultoras. Quanto aos
benefícios oferecidos às operações da empresa, pode se destacar o foco do
cliente em seu core business, contar com equipes especializadas em logística de
distribuição e redução de custos por meio da consolidação da carga com outros
clientes de perfil semelhante.
Para garantir alto desempenho dos processos, a
Jequiti faz algumas exigências aos prestadores de serviços. Para isso, existe
um programa de ranqueamento de fornecedores que pontua uma série de fatores
fundamentais, tais como perfomance da transportadora versus prazo combinado,
custo, relacionamento, meio ambiente, avaliação de processos internos , entre
outros. De acordo com a ponderação dos fatores, a transportadora poderá receber
outras regiões ou receberá um plano de ação que, se descumprido, pode custar a
parceria. O desafio de quem terceiriza alguma operação é estabelecer critérios claros de avaliação dos serviços
prestados pelo fornecedor. Outro ponto fundamental é manter um número reduzido
de parceiros, para que se possa assim estabelecer um relacionamento próximo
entre fornecedor e cliente.
Utilizando tecnologia industrial de ponta na
logística de transporte com o que há de mais avançado no mercado, a Jequiti
institui há pouco mais de um ano o sistema de radiofreqüência que evita erros
de separação mesmo em produtos leves como bijuterias e lingeries, por exemplo,
além de viabilizar a separação de 12 mil pedidos dia e armazenar até 1.500
itens. E este processo viabiliza e agiliza as
entregas dos produtos para as consultoras.
Atuando com apenas 10 grandes empresas que
fazem a distribuição dos produtos ( contra 40 transportadoras de antes), a
Jequiti diminui o prazo de entrega. Com esta mudança, o tempo de entrega foi
reduzido para 24 horas em São Paulo e média de três dias e meio nos demais
estados. Antes em São Paulo, a entrega era de até três dias e para o resto do
Brasil, em média, era de cinco dias.Com isso, a Jequiti reduziu em até 30% o
custo do frete e o prazo de entrega em 40%, e hoje cerca de 80% de tudo o que
é comercializado segue por rodovia.
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