A
concessão de Guarulhos, que tem prazo de 20 anos, foi arrematada por R$ 16,213
bilhões pelo consórcio Invepar, com a Acsa, da África do Sul, composto pelas
empresas Investimentos e Participações em Infra-Estrutura S.A.
O
valor da concessão do aeroporto de Campinas ficou em R$ 3,821 bilhões, para o
consórcio Aeroportos Brasil, composto pela Triunfo Participações e Investimentos
(45%), UTC Participações (45%) e Egis Airport Operation (10%).
E
o aeroporto de Brasília foi arrematado por R$ 4.501.132.500, cujo lance foi
feito pelo consórcio Inframerica Aeroportos, composto pelas empresas Infravix
Participações SA (50%) e Corporacion America SA (50%).
Fonte:
Portal Panrotas
Brasil praticará reciprocidade com
espanhóis a partir de
abril
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A partir de 2 de abril, os cidadãos
espanhóis que quiserem visitar o Brasil terão de apresentar, além do passaporte
dentro da data de validade, a passagem de retorno à Espanha com data marcada,
comprovação de que têm dinheiro suficiente para manter-se no Brasil durante sua
visita (o cálculo é de R$ 170/dia, no mínimo) e comprovante da reserva em algum
hotel. Caso a hospedagem seja realizada em casa de amigos e familiares, o
visitante espanhol deverá apresentar carta do familiar informando por quantos
dias o espanhol permanecerá no Brasil – com firma reconhecida em cartório.
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A
medida será adotada por causa da lei de reciprocidade do governo brasileiro.
Segundo números disponíveis no governo, cerca de 1,6 mil brasileiros são
barrados anualmente na Espanha. Os serviços consulares espanhóis já começam a
informar seus cidadãos sobre a medida, aconselhando-os também a apresentarem um
seguro-saúde com validade no Brasil.
Fonte:
Portal Panrotas
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Guarulhos:
capacidade de aeroporto cresce 21% com novo
terminal |
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O
novo terminal do aeroporto de Guarulhos (SP), inaugurado dia 08/02, vai ampliar
a capacidade do aeroporto de 25,9 milhões de passageiros ao ano para 31,4
milhões - uma ampliação de 21%. O terminal 4, que apenas realizará embarques e
desembarques domésticos, conta com área de 11,2 mil m², estacionamento para 790
vagas distribuídas em dois bolsões. O investimento foi de R$ 85,7 milhões. O
estacionamento custará R$ 9, a primeira hora, R$ 13, entre uma e duas horas, e a
partir da terceira hora o valor é de R$ 2,50 por hora. O aeroporto também
disponibilizará dois bolsões de longa permanência, com custo diferenciado e
translado por meio de vans gratuitas. O valor para permanência de cinco horas
será de R$ 12, para 8 horas, R$ 17, e para 24 horas, R$
25.
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Inicialmente,
apenas a Webjet vai operar no local, com cerca de 50 voos diários, entre
chegadas e partidas. O terminal conta ainda com 34 balcões de check-in, nove
portões de embarque, sistema de inspeção de bagagem de mão (com equipamento de
raio-x), esteira de bagagem no desembarque, sistema de TV de vigilância, sistema
informativo de voo, som digital, controle de acesso, elevadores, lojas e
serviços, lanchonete, serviços de táxi e ônibus urbano, além de caixas
eletrônicos e telefones públicos.
Para
os passageiros, será disponibilizada internet sem fio gratuita por 15 minutos.
No primeiro dia de funcionamento, apenas uma revistaria e uma cafeteria estavam
funcionando no local. A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária
(Infraero) oferecerá gratuitamente aos consumidores um ônibus que irá percorrer
os demais terminais.
Fonte:
Portal Terra
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Cade concede novo prazo para TAM e LAN
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O
Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) determinou um novo prazo para
o cumprimento das condições impostas à fusão entre a TAM e a LAN. Segundo o
órgão antitruste, as condições serão cumpridas a partir da oferta pública de
permuta de ações das companhias. A decisão foi tomada após um recurso das
empresas.
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Em 14 de dezembro, o Cade determinou que as
companhias devem fazer permutas com empresas interessadas em atuar em dois pares
de "slots" diários no Aeroporto de Guarulhos, na rota São Paulo-Santiago. Além
disso, as companhias terão de optar por apenas uma das alianças globais da qual
participam atualmente. Essa decisão seria aplicada em 90 dias.
Após o recurso das empresas, foi dado um novo prazo
para o cumprimento dessas obrigações. "Os prazos deverão ser contados a partir
do momento em que a operação for, de fato, concretizada", explicou o conselheiro
Olavo Chinaglia, relator do processo e presidente do Cade.
Segundo ele, as companhias não têm como coordenar
suas operações na rota São Paulo-Santiago antes da realização da oferta pública.
Por isso, o órgão antitruste não poderia exigir que elas cumpram a decisão antes
da finalização dessa oferta. "No momento, as empresas ainda são independentes",
enfatizou Chinaglia. Por isso, os 90 dias só vão ser contados depois da oferta
pública das ações da TAM e da
LAN.
Fonte:
Valor Econômico
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