No livro “Planejamento, Programação e Controle da Produção” Editora Atlas, encontrei um case interessante sobre gerenciamento de estoques e sobre serviço prestado ao cliente (um dos fatores importantíssimos para diferenciar da concorrência). Relata aliança formada entre Procter&Gamble e Wal-Mart. Abaixo texto extraído pag. 35:
“A Procter&Gamble, em aliança formada com a rede de supermercados Wal-Mart, nos Estados Unidos, gerencia os estoques de todos os produtos Procter&Gamble, como as fraldas Pampers, por exemplo, nos armazéns de distribuição e nas lojas Wal-Mart. Dessa forma, o staff da Wal-Mart, embora tenha de dividir com a Procter&Gamble informações sobre vendas em uma base diária, fica deliberado para exercer outras atividades. Isso acaba servindo a dois propósitos: em primeiro lugar, do ponto de vista do fornecedor (P&G), ele pode fazer gestões de forma mais direta para não permitir falta de seu produto em gôndola. Por outro, do ponto de vista do cliente (Wal-Mart), um serviço que de outra forma teria de ser feito por seus funcionários passa a ser prestado pelo fornecedor, economizando assim recursos e esforço gerencial.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário