O instituto é responsável por gerir o destino das embalagens vazias de agrotóxicos. O interessante em avaliar foi a criação deste instituto justamente para atender a logística reversa destas embalagens. Podemos avaliar que com a nova política de resíduos sólidos podemos esperar a criação de novos institutos ou organizações para atender a esta nova realidade.
Abaixo resumo extraido da pagina http://www.inpev.org.br/institucional/inpev/inpev.asp para conhecer um pouco mais sobre a inpEV.
"O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) é uma entidade sem fins lucrativos criada para gerir a destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos. O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001, entrou em funcionamento em março de 2002 e representa a indústria fabricante de produtos fitossanitários em sua responsabilidade de conferir a correta destinação final às embalagens vazias destes produtos utilizados na agricultura brasileira.
O Instituto foi criado após a instauração da Lei 9.974/00 que disciplina o recolhimento e destinação final das embalagens dos produtos fitossanitários. A Lei divide responsabilidades a todos os agentes atuantes na produção agrícola do Brasil, ou seja, agricultores, canais de distribuição, indústria e poder público."
Nenhum comentário:
Postar um comentário