Pesquisar este blog

domingo, 14 de outubro de 2012

Empreendedor: Uma Eterna Criança

Se você quer empreender ou já empreende, deve saber que algumas características você precisa ter ou desenvolver. Criatividade, curiosidade, proatividade, persistência e, principalmente, sonhar grande, são atributos imprescindíveis para quem não desiste de chegar longe. Essas qualidades, no entanto, podem ser facilmente percebidas no comportamento de uma criança e, se você as perdeu conforme foi se tornando “gente grande”, trate logo de trazê-las de volta.
Por quê? Segundo o coach canadense Cameron Herold, “deveríamos educar as crianças para serem empreendedoras, e não advogadas”. Foi assim que ele começou um TEDx, em Edmonton. Em sua palestra – que ganhou notoriedade por causa do tema e da forma como ele usa o próprio exemplo para provar o seu ponto – ele diz que espírito empreendedor tem de ser estimulado desde pequeno.
“Empreendedores são pessoas que veem as necessidades do mundo, levantam-se e pensam ‘vamos fazer’. Se as crianças abraçassem a ideia básica do empreendedorismo, nós mudaríamos o mundo que temos hoje”, garante.
O problema, de acordo com Herold, é que durante o desenvolvimento de nossos filhos, procuramos censurá-los de certos comportamentos, orientando-os a não ser desse tipo hiperativo (e empreendedor), e que se encaixem no sistema tradicional: estudar, tirar boas notas, se formar e conseguir um bom emprego. “A criança tem muitos sonhos, muitas paixões e, de alguma forma, a sociedade nos diz para esquecê-las”, pontua.
Teresa Amabile, pesquisadora da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, é especializada no tema criatividade. Segundo um de seus estudos, Como (não) matar a criatividade, as pressões psicológicas são verdadeiras assassinas do espírito inovador na fase infantil. Situações em que há vigilância, avaliação, recompensa, competição, controle excessivo, restrição nas escolhas e pressão em geral são responsáveis pelo abandono gradual do espírito empreendedor, fazendo-o desaparecer cada vez mais durante o desenvolvimento.
Portanto, neste Dia das Crianças, lembre-se de não deixar de lado suas características infantis – aquelas que despertam a maior curiosidade do mundo dentro de você. A professora Vera Melis, em seu estudo O comportamento criativo na pré-escola diz que todo garoto ou garota criativa busca entender o ambiente em que se encontra e, a partir disso, organizá-lo e solucionar problemas dentro dele. A fantasia e os sonhos, segundo ela, são a forma como a criança tira forças para resolver problemas reais. E, afinal, o que é o empreendedor senão um sonhador que quer solucionar problemas?
 
Por Vinícius Victorino, da equipe de Cultura Empreendedora - Endeavor Brasil.

Texto extraído do site Endeavor em 14/10/2012 às 19:42
http://www.endeavor.org.br/endeavor_mag/start-up/aprendendo-a-ser-empreendedor/empreendedor-uma-eterna-crianca

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

EMPREENDEDORISMO



Estava estudando a matéria de empreendedorismo e sustentabilidade no curso de COMEX, me deparei com o perfil do José Carlos Dornelas.
Abaixo estou postando seu perfil  e o link para que vocês possam o conhecer o site desenvolvido por ele voltado ao ato de empreender.
Link: http://www.planodenegocios.com.br/www/

José Carlos Dornelas
Conferencista, consultor de empresas e professor de em­preendedorismo. Leciona em cursos de MBA na USP - Uni­versidade de São Paulo, MBA Executivo no IBMEC-SP, e como professor convidado em diversos programas no país e no exterior. Realizou seu pós-doutoramento nos EUA e foi o primeiro
e único professor brasileiro como Visiting Scholar no Centro de Empreendedorismo do Babson College - considerada a melhor escola de negócios com foco em ensino de empreendedorismo no mundo. É engenhei­ro pela USP São Carlos, com mestrado e doutorado também pela USP, especialização em Marketing pela ESPM ecursos de exten­são em Harvard e no MIT.
É um dos maiores especialistas nacionais em empreendedorismo e plano de negó­cios, sendoautor de três livros pela editora Campus: o best-seller nacional “Empreen­dedorismo, transformando idéias em negó­cios”, “Planejando incubadoras de empre­sas” e “Empreendedorismo Corporativo”,
tendo sido, este último, finalista do Prêmio Jabuti 2004. Tem também publicado e apresentado dezenas de artigos premiados em congressos, seminários e revistas espe­cializadas, nacionais e internacionalmente. Criou o site www.planodenegocios.com.br que contém informações sobre empreende­dorismo e plano de negócios.
Fonte: DORNELAS, José C. Empreendedorismo Transformando Idéias em Negócios.
2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2005.


sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Controle ou Burocracia?



O nosso país realmente é uma nação burocrata. Recentemente li no site da ANVISA que seria publicado uma RDC para agilizar a liberação dos produtos médicos importados.
Está publicação é para amenizar o impacto de desabastecimento ocasionado pela greve. O interessante é que a RDC cita que as obrigações antes exigidas não afetarão a garantia da qualidade dos produtos, pois em outras etapas do processo de importação estas obrigações já são cumpridas.
Reflexão:
Por que os processos não são otimizados? Isto não reduziria o preço  para os consumidores finais?
Acessado em 31/08/2012.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Barreira vermelha no comércio exterior

Acessado em 30 de abril de 2012 | 20:42


http://blogs.estadao.com.br/sala-ao-lado/
Raquel Landim
No dia 19 de abril, recebi um e-mail do leitor Rayan Barizza. Habitual comprador de produtos importados pela Internet, reclamava dos efeitos da Operação Maré Vermelha, da Receita Federal. Ele pediu ao Estadão para tornar pública a situação “caótica, temerária e insustentável” que a operação provocou nos portos e aeroportos do País.
Barizza sustentava seu ponto de vista com bons argumentos. Enviou ao jornal dois links das páginas dos Correios com encomendas feitas por ele e paradas na alfândega há mais de dois meses. Também contou que fez uma petição pública contra os atrasos na Receita Federal na Internet (http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=protRFBC).
Na primeira conversa que tivemos com o leitor, a petição havia sido assinada por cerca de 500 pessoas. No momento em que escrevo esse post, já eram mais de 1.114 consumidores reclamando. Nos comentários deixados pelas pessoas com reclamações iradas, era perceptível que o problema de Barizza não se tratava de um caso isolado.
Com base nas informações do leitor, fui atrás da história. A Receita não divulga as porcentagens, mas depois da Operação Maré Vermelha cresceu o volume de produtos que deixaram de ser processados pelo “canal verde”, onde a liberação das mercadorias é quase automática, para o “canal vermelho”, que exige verificação documental e física da mercadoria, com abertura da carga.
Conversei com grandes tradings que operam no comércio exterior brasileiro. O problema relatado pelo leitor do interior de São Paulo estava atingindo grandes empresas no País inteiro. Ao invés de três a cinco dias, as empresas estão gastando 10 a 20 dias para liberar a carga. Os relatos de quem lida no dia-a-dia do porto de Santos eram que os terminais de conteinêres de importação estavam abarrotados. Um fotógrafo foi até o porto e verificou a situação.
A Receita Federal não respondeu ao pedido de entrevista. O objetivo oficial da Operação Maré Vermelha é aumentar o rigor da fiscalização nas fronteiras, para reduzir o contrabando e o subfaturamento. Extraoficialmente, a Receita passou a integrar o esforço do governo federal para proteger a indústria nacional. Ninguém nega que é preciso incrementar a fiscalização. O problema é quando isso se torna uma barreira burocrática para reduzir as importações.
“A Receita está no direito dela de fiscalizar. O problema é que pagam todos: os importadores honestos e os infratores”, disse Sérgio Vladimirschi Junior, vice-presidente da Comexport, na matéria publicada hoje pelo Estadão. “O poder público pode fiscalizar, mas não inviabilizar uma atividade”, afirmou a advogada Carol Monteiro de Carvalho, do escritório Bichara, Barata, Costa & Rocha.
Também na edição de hoje, o colega Ariel Palacios, correspondente em Buenos Aires, mostrou os problemas para o cotidiano da população argentina provocadas pela política kirchnerista de substituição de importações. São donas de casa que não conseguem comprar eletrodomésticos, profissionais sem acesso a computadores, parentes desesperados atrás de remédios para pessoas doentes.
Argentina, Venezuela e Cuba são alguns exemplos de países que enfrentam situações caóticas, em maior ou menos grau, por conta das reduções forçadas de importações. Será que o Brasil começa a ir pelo mesmo caminho? Espero que não.

domingo, 18 de março de 2012


Empresas de e-commerce investem em capacitação dos profissionais



Um mercado em franca expansão, e ainda em amadurecimento, como o comércio eletrônico vem gerando uma grande demanda por profissionais do setor. São oportunidades para várias áreas de atuação como marketing, TI, comunicação, operação e vendas, em diversos cargos como diretores, gerentes, analistas de negócios. Todas essas funções são importantes para o sucesso da loja virtual. No entanto, muitas empresas sentem falta de maior capacitação desses profissionais.
Não por acaso, as empresas têm investido em parcerias com instituições de ensino superior, para capacitar e recrutar pessoas. Seja através de formação de cursos especializados, treinamentos internos ou universidades corporativas, essas parcerias aproximam o conteúdo acadêmico da realidade do mercado de trabalho, além de serem vantajosas financeiramente tanto para as instituições quanto para as empresas. Da mesma forma, por iniciativa própria, muitos profissionais procuram se qualificar para atuar no e-commerce, devido ao enorme potencial desse mercado.
Exemplos do mercado offline como da ESPM, que apresenta a grandes empresas seu leque de competências para realização de vários cursos, e da Fundação Getúlio Vargas (FGV in company), que monta cursos a partir da avaliação das necessidades da empresa cliente, estão sendo introduzidos no mercado online. Um dos casos é o da escola Ecommerce School, que mantém parcerias com empresas pelo país, oferecendo cursos à distância e presencias. A oferta de instituições especializadas em e-commerce é crescente, assim como a introdução de disciplinas sobre o comércio online nas faculdades, e a variedade de cursos aumenta de acordo as transformações de um mercado em desenvolvimento.
Um estudo específico da consultoria e-bit sobre o mercado de trabalho no e-commerce, divulgado no segundo semestre do ano passado, mostrou que há grande dificuldade em encontrar mão-de-obra. Das 282 lojas virtuais entrevistadas, 63% haviam contratado profissionais no período, sendo que 79% delas consideraram que os candidatos não atendiam a todas as qualificações necessárias.
A pesquisa reforça a necessidade de capacitar os profissionais, na medida em que apenas 3% dos contratados não precisaram de treinamento. Ao serem perguntados sobre onde procuram se atualizar, 54% desses profissionais buscam informações em redes sociais como Blogs, Twitter e Facebook. Entretanto, com o grande crescimento do comércio eletrônico brasileiro, há necessidade de uma formação acadêmica mais aprofundada para o mercado.
O e-commerce é um mercado que tem muito a evoluir e, consequentemente, muitas oportunidades estão surgindo. Mãos à obra e muito sucesso!


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

DICA PARA EXPORTAÇÃO

Site do governo que orienta e ensina como exportar. A ferramenta é de fácil utilização e com informações muito interessantes.

Link: http://www.mdic.gov.br/sistemas_web/aprendex/default/index/conteudo/id/2


Sobre o aprendendo a Exportar

A série Aprendendo a Exportar é composta por uma coleção de produtos multimídia orientada para o aprendizado dos procedimentos operacionais da exportação, com abordagem de diversas áreas temáticas de interesse do exportador, incluindo uma central de atendimento, simulador do preço de exportação e o fluxo lógico e operacional do processo de exportação. A série Aprendendo a Exportar possui características que possibilitam a usuários de diferentes níveis de conhecimento a obtenção de informações de acordo com o grau de interesse.

O objetivo desta iniciativa é contribuir para a expansão da base exportadora brasileira, buscando, principalmente, uma maior participação dos empresários das micro, pequenas e médias empresas, dispostos a iniciar sua caminhada rumo ao mercado internacional.

Estão concluídos e disponíveis, gratuitamente, no Portal Aprendendo a Exportar os seguintes produtos da série:

  • Aprendendo a Exportar - Versão 2;
  • Aprendendo a Exportar Confecções;
  • Aprendendo a Exportar Móveis;
  • Aprendendo a Exportar Calçados;
  • Aprendendo a Exportar Artesanato;
  • Aprendendo a Exportar Alimentos;
  • Aprendendo a Exportar Flores e Plantas Ornamentais;
  • Aprendendo a Exportar Máquinas e Equipamentos;
  • Aprendendo a Exportar Gemas, Jóias e Afins;
  • Aprendendo a Exportar Pescado.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

NOTICIAS AÉREAS

Governo concede aeroportos por R$ 24,5 bilhões
No leilão dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília, o governo federal arrecadou no total R$ 24.535.132.500 com os três terminais, segundo informações do site UOL. O leilão foi realizado na sede da BM&FBovespa, em São Paulo. O valor é quase cinco vezes o valor mínimo de R$ 5,5 bilhões que o governo pedia pelo controle dos terminais.
A concessão de Guarulhos, que tem prazo de 20 anos, foi arrematada por R$ 16,213 bilhões pelo consórcio Invepar, com a Acsa, da África do Sul, composto pelas empresas Investimentos e Participações em Infra-Estrutura S.A.
O valor da concessão do aeroporto de Campinas ficou em R$ 3,821 bilhões, para o consórcio Aeroportos Brasil, composto pela Triunfo Participações e Investimentos (45%), UTC Participações (45%) e Egis Airport Operation (10%).
E o aeroporto de Brasília foi arrematado por R$ 4.501.132.500, cujo lance foi feito pelo consórcio Inframerica Aeroportos, composto pelas empresas Infravix Participações SA (50%) e Corporacion America SA (50%).
Fonte: Portal Panrotas
Brasil praticará reciprocidade com espanhóis a partir de abril
A partir de 2 de abril, os cidadãos espanhóis que quiserem visitar o Brasil terão de apresentar, além do passaporte dentro da data de validade, a passagem de retorno à Espanha com data marcada, comprovação de que têm dinheiro suficiente para manter-se no Brasil durante sua visita (o cálculo é de R$ 170/dia, no mínimo) e comprovante da reserva em algum hotel. Caso a hospedagem seja realizada em casa de amigos e familiares, o visitante espanhol deverá apresentar carta do familiar informando por quantos dias o espanhol permanecerá no Brasil – com firma reconhecida em cartório.
A medida será adotada por causa da lei de reciprocidade do governo brasileiro. Segundo números disponíveis no governo, cerca de 1,6 mil brasileiros são barrados anualmente na Espanha. Os serviços consulares espanhóis já começam a informar seus cidadãos sobre a medida, aconselhando-os também a apresentarem um seguro-saúde com validade no Brasil.
Fonte: Portal Panrotas
Guarulhos: capacidade de aeroporto cresce 21% com novo terminal
O novo terminal do aeroporto de Guarulhos (SP), inaugurado dia 08/02, vai ampliar a capacidade do aeroporto de 25,9 milhões de passageiros ao ano para 31,4 milhões - uma ampliação de 21%. O terminal 4, que apenas realizará embarques e desembarques domésticos, conta com área de 11,2 mil m², estacionamento para 790 vagas distribuídas em dois bolsões. O investimento foi de R$ 85,7 milhões. O estacionamento custará R$ 9, a primeira hora, R$ 13, entre uma e duas horas, e a partir da terceira hora o valor é de R$ 2,50 por hora. O aeroporto também disponibilizará dois bolsões de longa permanência, com custo diferenciado e translado por meio de vans gratuitas. O valor para permanência de cinco horas será de R$ 12, para 8 horas, R$ 17, e para 24 horas, R$ 25.
Inicialmente, apenas a Webjet vai operar no local, com cerca de 50 voos diários, entre chegadas e partidas. O terminal conta ainda com 34 balcões de check-in, nove portões de embarque, sistema de inspeção de bagagem de mão (com equipamento de raio-x), esteira de bagagem no desembarque, sistema de TV de vigilância, sistema informativo de voo, som digital, controle de acesso, elevadores, lojas e serviços, lanchonete, serviços de táxi e ônibus urbano, além de caixas eletrônicos e telefones públicos.
Para os passageiros, será disponibilizada internet sem fio gratuita por 15 minutos. No primeiro dia de funcionamento, apenas uma revistaria e uma cafeteria estavam funcionando no local. A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) oferecerá gratuitamente aos consumidores um ônibus que irá percorrer os demais terminais.
Fonte: Portal Terra
Cade concede novo prazo para TAM e LAN
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) determinou um novo prazo para o cumprimento das condições impostas à fusão entre a TAM e a LAN. Segundo o órgão antitruste, as condições serão cumpridas a partir da oferta pública de permuta de ações das companhias. A decisão foi tomada após um recurso das empresas.
Em 14 de dezembro, o Cade determinou que as companhias devem fazer permutas com empresas interessadas em atuar em dois pares de "slots" diários no Aeroporto de Guarulhos, na rota São Paulo-Santiago. Além disso, as companhias terão de optar por apenas uma das alianças globais da qual participam atualmente. Essa decisão seria aplicada em 90 dias.
Após o recurso das empresas, foi dado um novo prazo para o cumprimento dessas obrigações. "Os prazos deverão ser contados a partir do momento em que a operação for, de fato, concretizada", explicou o conselheiro Olavo Chinaglia, relator do processo e presidente do Cade.
Segundo ele, as companhias não têm como coordenar suas operações na rota São Paulo-Santiago antes da realização da oferta pública. Por isso, o órgão antitruste não poderia exigir que elas cumpram a decisão antes da finalização dessa oferta. "No momento, as empresas ainda são independentes", enfatizou Chinaglia. Por isso, os 90 dias só vão ser contados depois da oferta pública das ações da TAM e da LAN.
Fonte: Valor Econômico

História da Contabilidade

Um breve relato da história da contabilidade no Brasil.


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

TÉORIA DOS JOGOS.

O link abaixo traz um pouco sobre a teoria dos jogos tão relevante na economia.
Trata-se de um Wokshop realizado na FEAUSP com 04 ganhadores Nobel de Economia, entre eles John Nash.

Boa leitura!
http://www.fea.usp.br/noticias.php?i=571













domingo, 12 de fevereiro de 2012

ESCRAVIDÃO TÉCNOLOGICA

Está reportagem da colunista Célia Leão exemplifica o vicio da tecnologia.

Reportagem extraída da revista VOCÊS/A edição 163 Janeiro 2012.


GROSSERIAS HIGH-TECH

“Pensem na seguinte cena. Noite de sexta-feira, o casal sai para conhecer um restaurante bacana e novo num bairro chique, em comemoração ao aniversário dela, que havia acontecido uma semana antes. Restaurante bonito, com clima intimista e romântico, cardápio de primeiríssima e, tão logo ele consegue ler o aviso de que o espaço contava com o serviço de wireless, comemora.
E eu, cá de meu lado, pergunto: o que de tão importante alguém pode ter para precisar de conexão wireless e acesso a e-mails numa sexta- feira à noite? Lembro de um amigo, executivo com muitas responsabilidades, respondendo às mensagens em pleno domingo de Páscoa aqui em casa. Meu marido checa a caixa postal em seu smartphone, na cama, enquanto assistimos a episódios de nossas séries preferidas.
No mês passado, vivi uma maratona enorme de viagens e, em meio a uma delas, recebi a ligação de uma pessoa esbaforida, reclamando que eu não havia respondido ao e-mail que ela me enviara pela manhã. Prontamente escrevi que estava viajando e que, em meus momentos de folga, ainda sou daquelas que preferem um bom livro a me sentar diante do computador para checar mensagens que, com certeza, podem aguardar minha volta. Assisto isso tudo pensando que terei muito trabalho para ensinar etiqueta às pessoas.
Além disso, só posso ficar aborrecida por elas e por mais uma multidão que, ao que tudo indica, não captou a seguinte mensagem: a tecnologia está aí para nos servir, não para nos escravizar. Para começarmos o ano com o pé direito, vale lembrar que:

·         A primazia é e sempre será de quem estiver diante de você, nunca de seus chamados telefônicos ou das mensagens que chegam a todo instante em sua caixa postal;

·         Com o volume de e-mails que se recebe por dia, a regrinha de responder em até 24 horas mudou: algumas vezes isso é humanamente impossível; classifique o que é importante responsa em seu tempo, desculpando-se pela demora. Não responder continua sendo falta de educação, ok?

·         Não escreva mensagens em seu smartphone durante reuniões, palestras e apresentações quando outra pessoa estiver com a palavra – isso é indelicadíssimo.
 
Não discuto e muito menos questiono a importância das valiosas ferramentas tecnológicas para nossa vida profissional e até social. Sugiro, porém, cuidado e moderação no uso de delas todas. Dizia Santo Agostinho que “a virtude está no equilíbrio”. Pense nisso antes de começar a usar qualquer uma dessas ferramentas em momentos que lhe pareçam inadequados.”

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PEQUENO EXEMPLO DE PENSAMENTO SISTÊMICO

Case extraído do livro " Toyota - A Fórmula da Inovação" Editora Campus - Autor Matthew E. May.

CASE DELL.


"O aviso prévio de uma greve portuária na Costa Oeste em 2002 desencadeou uma rápida reação na Dell Inc., que perderia milhões se peças de computador essenciais fossem retidas no mar. O plano incluiu o fretamento de 18 Boeings  747 a $500mil por avião, espaço suficiente para peças de 180 mil PCs. Voos de ida e volta para Xangai e Taipei eram realizados em apenas 33 horas. Os especialistas em logística da Dell presentes em cada porto asiático trabalhavam para que a carga da Dell embarcasse por ultimo, assim seria a primeira a ser descarregada quando os portos reabrissem. Quando a greve começou, a Dell não foi pega desprevenida. Embora as cadeias de abastecimento em todo o mundo estivessem paralisadas por dez dias, a Dell manteve seu negócio como sempre, sem atrasar um pedido sequer. Isso é que é pensamento sistêmico. "

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

JOOBLE


Caros, abaixo resumo de um blog que foi feito para auxiliar na busca de empregos.

Vale apena conhecer o trabalho realizado pela Natalia Perez.

Para conhecer acesse o link.
http://o-jooble.blogspot.com/2011/12/o-que-e-jooble_2153.html


O que é Jooble?

O desemprego, que atingiu o mundo todo depois da actual crise mundial, é um dos maiores problemas do Brasil e de Portugal nos dias de hoje. Nesta situação, qualquer modo de ajudar as pessoas a encontrar um bom emprego tem um grande valor. O projecto Jooble surgiu para economizar o tempo desta busca de emprego, sendo uma inovação que permite não perder tempo a passar horas a pesquisar nos vários sitios referentes ao emprego. Agora todas as vagas do seu País estão disponíveis num único lugar!

Jooble é um motor de busca de empregos que pode ser encontrado em vários pontos do mundo e, por isso, caso queira fazer uma busca de emprego num outro país, poderá dar uma olhadela, no mesmo site, relativamente aos seguintes países:









Jooble é especialmente recomendado para busca de emprego porque usa nos seus resultados de pesquisa até 60 web-sítios com as diferentes vagas.

Jooble pode ajudá-lo a classificar o tipo de emprego que pretende através do seu seu tipo e por região onde ele se localiza. Para além disso pode receber no seu email todas as ofertas que deseja usando as palavers-chaves de busca.

Não duvide que, se quiser procurar um emprego e enviar o seu CV, só o deverá para as melhores ofertas existentes no mercado de empregos.

Use Jooble, o motor de busca das vagas disponíveis que o ajuda a encontrar um emprego apenas em alguns cliques


REFLEXÃO

"Quem lamenta suas perdas, olha para os seus pés, e quem olha para os seus pés, tem o mundo do tamanho dos seus passos." Augusto Cury.

Frase extraida do livro - Filhos Brilhantes Alunos Fascinantes.

PONTO DE VISTA!!!

PLANEJAMENTO DA CADEIA LOGÍSTICA


Tenho percebido que a falta de planejamento nas operações logísticas afeta diretamente na performance de toda cadeia.

Hoje pouco leio e vejo disseminado no mercado, ações em planejar e mensurar o volume das operações.

Percebo poucas análises de capacidade de movimentação e picking dos operadores logísticos, bem como da demanda por parte das empresas que os contratam. Sem estas análises, perdemos em muito na performance das operações, aumentando os custos de movimentação, armazenagem, transporte e aumento no lead time de entrega.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

NOTICIAS AEREAS


TAM e GOL terão maior concorrência em aeroportos saturados
Tam SA e Gol Linhas Aéreas Inteligentes SA poderão enfrentar concorrência mais acirrada nos aeroportos mais movimentados do país com as mudanças nas regras de redistribuição de direitos de pouso e decolagem, os slots, propostas pela Agência Nacional de Aviação Civil.Juntas, Tam e Gol detinham 77% do mercado doméstico até outubro, segundo os dados mais recentes da Anac. A Anac quer mudar as regras a partir do segundo semestre de 2012 para fomentar a concorrência entre as empresas e a queda nos preços das passagens, disse Marcelo Guaranys, presidente da Anac.

A mudança permitirá que metade dos direitos redistribuídos, e não apenas 20 por cento, sejam repassados a companhias que não atuam no terminal onde estão os slots. Isso valeria para todos os aeroportos do País, não apenas Congonhas, em São Paulo, como atualmente.
“A ideia é incentivar que outras empresas entrem nos aeroportos saturados e ao mesmo tempo fazer com que as empresas donas dos slots sejam mais regulares”, disse Guaranys. O mercado ganha eficiência com o aumento de concorrência, ainda que isso tenha de ocorrer de forma moderada, disse Leonardo Nitta, analista de infraestrutura do Banco do Brasil SA. Segundo ele, guerras de preços podem prejudicar as companhias do setor.
A redistribuição também tem que ser realizada a partir da análise da capacidade de investimento das empresas menores, que podem não ter estrutura para atender o aumento da demanda que vem com a concessão de novos slots, disse ele.

Infraero assina contrato para obras em Goiânia
A Infraero publicou na terça-feira (27) a assinatura do contrato para a execução da reforma no terminal de passageiros do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia. Após a próxima etapa do processo, a assinatura da ordem de serviço, a empresa terá 180 dias para concluir o trabalho e que receberá investimentos na ordem de R$ 250 mil.
Outros trabalhos no mesmo aeroporto já estão em andamento, como a expansão e reforma do estacionamento e a revitalização geral de pinturas e forro de gesso do terminal. Além disso, está previsto para o próximo mês, o início das obras de ampliação do saguão. Cada melhoria estrutural ou operacional, mesmo que pequena, é sentida positivamente pelo nosso cliente", ressaltou o superintendente do aeroporto, Ricardo Signorini.
Fonte: Portal Panrotas

Aéreas inauguram voos verdes
A decisão da American Society for Testing and Materials (ASTM) de aprovar o uso de combustíveis renováveis na aviação deu a largada para que as companhias aéreas anunciassem seus primeiros voos regulares verdes. De julho a outubro, Lufthansa, KLM, Thomson, Fin-nair, Aeromexico e Ibéria informaram que começaram a usar até 50%, de biocombustível feito a partir de matérias-primas oleaginosas, como pinhão manso, microalgas e camelina (prima da canola) em seus tanques.
A experiência, por enquanto, se aplica a apenas algumas rotas. Mas a Airbus e a Boeing, que juntas fabricam cerca de 80% dos aviões de passageiros do mundo, planejam a criação de cadeias de produção de biocombustíveis para abastecer os aviões pensando em grande escala. A Airbus estima que esse novo combustível pode ser responsável por 30% do consumo das companhias em 2030. 
Fonte: Brasil Econômico